Pesquisar

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rodoanel: a maior obra ou uma mentira contada mil vezes




                                                                 

estrada


















fotos do google imagens
sem créditos

Ouço dizer na propaganda da TV que o Rodoanel é a maior obra viária em curso do País. Legal, mas vindo de São Paulo é melhor checar a fonte.Paulistas tem mania de grandeza. Vício de originalidade, porque pensam que destas terras saem todas as soluções para o resto do País. Maior obra  em quê? Em volume de tráfego? 200 mil veículos - dia, segundo a Dersa. Sim, talvez. Mas a obra em si não é a maior. Quem conhece o Brasil, que não de avião,  sabe que a maior obra em curso é a duplicação da BR 101 entre os estados de Pernambuco e o Rio Grande do Norte. São 400 km de pistas duplas, totalmente reformuladas, haja vista que a via original virou desvio ou estrada de serviço, tal a precariedade. O Rodoanel - entre tantas "dificuldades" pegou terra nua pela frente, com poucas desapropriações e são apenas 61 km de pistas, pontes e viadutos. A BR passa dentro de pequenos municípios e a obra está mudando a cara da região. Sem contar que lá, são conscritos do EXÉRCITO BRASILEIRO que tocam as máquinas, fazem a obra com esmero e uma limpeza que só vendo. Dos oito lotes, três estão nas mãos do BEC - Batalhão de Engenharia e Construções. Os soldados de coturno e roupa camuflada barateiam custos. Jovens recrutas - possivelmente desempregados, sem a farda, já têm profissão quando forem dispensados da armada. Vão para construção civil.Há muito o que fazer pelo nordeste, tão lindo e tão pobre. Sobre a BR, há um relatório completo na página do DNIT, mas vale a pena comparar um pequeno quadro que resume a obra:
INFORMAÇÕES GERAIS
BR-101 NORDESTE
Gerenciamento:
Extensão:
398,90 Km

RN: 81,40 Km
PB: 129,00 Km
PE: 188,50 Km

Data de Início da Obra: 22/12/2005

Data Prevista para o Término: 4º Trimestre de 2010

Investimento Global:
R$ 1,94 bilhão
Eu grifei o valor da obra, sim. Menos de 2 bi em 400 km. Aqui em São Paulo, 61 km custam 5 bilhões de reais. Será que o cimento aqui é mais caro? A mão-de-obra? Abaixo os trechos e cidades por onde a nova estrada vai levar riquezas, mercadorias e turistas., com muito mais segurança. 

Rio Grande do Norte

A BR-101 no Estado do Rio Grande do Norte (RN) atravessa o espaço territorial de sete municípios: Natal, Parnamirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Ares, Goianinha e Canguaratema. As interferências com núcleos urbanos ocorrem em Parnamirim, São José de Mipibu, Goianinha e Canguaratema (apenas margeia o perímetro urbano). Nos demais municípios a rodovia percorre a área rural.




Ao longo do Estado, a rodovia desenvolve-se por 81,4 Km, desde o entroncamento com a RN-063, até a divisa RN/PB, extensão essa que foi subdividida em dois lotes: Lote 1 e Lote 2.

Paraíba

A BR-101 no Estado da Paraíba (PB) atravessa o espaço territorial de dez municípios: Mataraca, Rio Tinto, Mamanguape, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa, Conde, Alhandra, Pedras de Fogo e Caapora. As interferências com núcleos urbanos ocorrem na localidade de Pitanga da Estrada (Mamanguape), Bayeux e Mamanguape (apenas o perímetro urbano).

Ao longo do Estado, a rodovia desenvolv-se por 129,0 Km, desde a divisa RN/PE até a divida PB/PE, extensão essa que foi subdividida em três lotes de projetos, que compreende os Lotes 03, 04 e 05 das obras.
Pernambuco

A BR-101 no Estado de Pernambuco (PE) atravessa o espaço territorial de quinze municípios: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Goiana, Igarassu, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Olinda, Palmares, Paulista, Recife e Ribeirão. As interferências com núcleos urbanos ocorrem em Goiana, Abreu e Lima, Cabo e Palmares. Nos demais municípios a rodovia atravessa perímetros urbanos (região metropolitana de Recife) e áreas rurais.

Ao longo do Estado, o trecho de interesse da rodovia desenvolve-se por 188,50 Km, desde a divida de PB/PE até o entroncamento com a PE-126 em Palmares, extensão essa que foi subdividida em quatro lotes de projetos que compreendem os Lotes 06, 07 e 08 das obras, além de um Lote Especial, correspondente ao Contorno de Recife.
a título de curiosidade, veja quadro do DNIT

20/12/2007Rodovia Mário Covas 

Você sabia que a BR-101 é uma rodovia translitorânea do tipo longitudinal, denominação dada às rodovias que seguem sentido Norte/Sul do país, é parte da Rodovia Panamericana e é oficialmente denominada de “Rodovia Mário Covas”?

Ela tem uma extensão de 4.551,4 km (incluindo os trechos não construídos) e tem seu início em Touros, no Rio Grande do Norte e tem seu ponto extremo sul no município de São José do Norte (RS), embora alguns considerem que seu término se dê em Osório (RS). Atravessa os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Encontra-se em obras de adequação da sua capacidade de tráfego e duplicação no trecho compreendido entre Natal (RN) e Palmares (PE), numa extensão de 336,5 quilômetros, com investimentos na ordem de R$ 1,7 bilhão.

O trecho entre Palhoça (SC) e Osório (RS) também está sendo duplicado.
Fonte: NCS/DNIT-PB Wikipedia



A duplicação da BR101 Nordeste é obra do PAC. Embora invisível aos paulistas, obliterados pela massiva propaganda do Rodoanel, a nova rodovia - essa sim - vai mudar a cara da região e, quem sabe, diminuir o fosso de desigualdade que separa brasileiros de riba e os do sul maravilha.
Saudações machadianas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário